A rede

Este site foi criado para visibilizar uma rede internacional e favorecer os laços entre profissionais implicados na prática da pedagogia institucional.

A pedagogia institucional é uma corrente pedagógica nascida na França nos anos 1950-1960, a partir da pedagogia Freinet (1896-1966), reivindicando para si as técnicas de produção cooperativa. A expressão “pedagogia institucional” teria sido formulada pela primeira vez por Jean Oury, quando do congresso Freinet em Paris, em 1958. O adjetivo “institucional” faz, desse modo, o laço entre a pedagogia e a psicoterapia institucional, um vínculo que se encarna na relação fraterna entre Fernand Oury (1920-1998), professor, e Jean Oury (1924-2014), psiquiatra e psicanalista, fundador da Clínica de La Borde. A fundação da pedagogia institucional deve muito às contribuições de Aïda Vasquez (1937-2015), psicóloga venezuelana que dedicou sua tese ao estudo das relações humanas nas salas de aula, em 1966. Esta corrente desenvolveu-se, tanto na França como em outros países, em diferentes níveis de ensino e em um certo número de práticas educativas não escolares.

A ideia de constituir a rede Pedagogia Institucional Internacional nasceu pela iniciativa de Bruno Robbes, Arnaud Dubois, Patrick Geffard e Patrici Baccou, Françoise Budo, Sylvie Canat, Sylvain Connac, Sébastien Pesce, Gerald Schlemminger, todos engajados, cada qual à sua maneira, em uma prática da pedagogia institucional.

Muitos dentre nós encontraram colegas em outros países que se interessam pela pedagogia institucional, na Europa (Alemanha, Itália, Bélgica, Grécia) e nas Américas (Canadá, Brasil). Esses colegas desejam trocar experiências entre si e com a França.

Leve e simples, a rede Pedagogia Institucional Internacional (PII) tem por objetivo criar um espaço de encontro, facilitar trocas e a difusão da pedagogia institucional entre profissionais engajados nesse campo de trabalho, qualquer que seja seu estatuto: docentes, educadores e educadoras, docentes-pesquisadores, profissionais da saúde ou da assistência social, etc.

Os membros da rede podem criar uma página vinculada ao site. Eles podem, assim, inserir informações, textos, vídeos, mas também manter contato entre si, visando cooperações de diversos modos.

(traduction : Fernando Andrade)